Aos dezoito anos, dois amigos – Lubomir e Roman – tiveram a ideia de criar um projeto de viagem chamado Vagabundi na Cestách. Ambos cresceram no sopé das montanhas Beskydy. Assim, desde a infância que exploram a bela natureza desta região. Ao longo dos anos, este interesse alargou-se a uma área mais vasta. Walking Halfway Across the Planet é o nome do projeto, através do qual os vídeos destes jovens viajantes podem ser filmados e as suas experiências partilhadas com os seus fãs. Apesar de não precisarem de muito para as suas viagens – comida, seguro e Internet -, também precisam de comprar vistos para alguns países fora da Europa, pelo que recorreram ao apoio do público em geral. Conseguiram-no através da angariação de fundos.
Uma das viagens mais seguidas foi quando partiram da sua cidade natal a pé para o Sahara. que os seus fãs podem agora ver online. Porque os rapazes também gostam de partilhar as suas experiências nos vídeos, que provocam arrepios em muita gente. E que muitas vezes é sobre a vida. Tendo em conta a forma como viajam, talvez o mais apreciado seja o facto de os viajantes também conseguirem escalar montanhas. Quando enviam vistas espectaculares do cume das montanhas. A caminho do Sara, fizeram também a famosa peregrinação a Santiago de Compostela. Nesta peregrinação, encontraram peregrinos do nosso país, com quem passaram momentos de amizade. A travessia para Marrocos, onde se situa o Sara, destino dos Vagabundos de Viagem, foi efectuada com sucesso.
Atualmente, é difícil identificar todos os locais visitados por estes viajantes. Desde o seu primeiro desafio Bosque pela República Checa, quando conseguiram percorrer cem quilómetros em vinte e quatro horas ou Corrida pelo país, até à sua partida para Bali, uma ilha perto da Austrália que fica do outro lado do planeta. E a partir da qual podem regressar por si próprios. E não é nada fácil. Da Indonésia, embora algumas partes do percurso ainda tenham de ser percorridas de ferry, o resto é feito a pé. Da Índia para o Nepal, Paquistão e Irão. Pela Turquia, Bulgária, Roménia, Hungria e Eslováquia. A distância inimaginável e as condições de vida completamente diferentes que têm de ser enfrentadas durante a viagem são um grande desafio para os Vagabundos na Estrada.