A Cultura e o Teatro Português em cena

Quem somos

Início

O Teatro Maizum inicia a sua actividade como companhia de teatro profissional em 1982, na sequência de um estágio de aperfeiçoamento de actores promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian e dirigido por Adolfo Gutkin. Entre 1982 e 1987 destacam-se os espectáculos Drakula Koncert e Gilgamesh com encenação de Adolfo Gutkin, O Paraíso Não Está à Vista de R. W. Fassbinder – Rogério de Carvalho, Um Jipe em Segunda Mão de Fernando Dacosta – A. Gutkin e Bela-Calígula de Augusto Sobral encenado por Rogério Vieira.

Sob o signo do feminino

Em 1988, Silvina Pereira assumiu a direcção artística da Companhia, iniciando um trabalho de dramatização e encenação do património literário e teatral português. Destacam-se os espectáculos: Lisboa Monumental e Um Demónio na Vitrine de Fialho de Almeida; A Linguagem dos Animais de António Botto; Florbela de Florbela Espanca e Hélia Correia; Portugaru-San de Wenceslau de Moraes; Sabina Freire de Manuel Teixeira Gomes; Comédia Eufrosina de Jorge Ferreira de Vasconcelos; Camões – tanta guerra, tanto engano, uma dramatização de textos de Luís de Camões e também apresentado no Convento dos Inglesinhos, em 1996. Seguiu-se Sermões, uma dramaturgia de textos do Padre António Vieira, (digressão nacional e apresentação em Paris, para a comunidade portuguesa); em 1997, a segunda incursão em Jorge Ferreira de Vasconcelos com a apresentação da Comédia Ulysippo no Teatro da Trindade; Garrett – Uma cadeira em S. Bento, dramaturgia dos textos parlamentares de Almeida Garrett, estreado na sala do Senado da Assembleia da República, em 1999; Alegre Campanha, uma dramaturgia de textos de Eça de Queirós e Só Puro Amor, espectáculo de poesia e música, de Bernardim Ribeiro a Natália Correia, ambos estreados no Palácio Foz, em 2001, com apresentação também no Teatro S. Luiz, em 2004; Estranho Fado, de José Régio, apresentado na Sociedade Nacional de Belas Artes (digressão nacional).

Criação e Investigação

A partir de 2006, a companhia enveredou essencialmente por um trabalho de investigação e formação, bem como a divulgação de um repertório de teatro clássico português pouco conhecido. É neste contexto, que o Teatro Maizum assumiu a programação cultural nas livrarias Bulhosa, de 2006 a 2009. Destacamos dois grandes ciclos de leituras encenadas: CLÁSSICOS NA BULHOSA, envolvendo académicos, estudantes e público em geral e TEATRO NA BULHOSA, com dramaturgia contemporânea e debate com os autores e convidados. Realizou-se também a leitura da Comédia Aulegrafia no Teatro Nacional. Paralelamente a este trabalho, de 2010 a 2014, foi desenvolvido um projecto sustentado em autores clássicos e contemporâneos, designado por VOZES IBÉRICAS. Em 2015, para além de outros projectos, foi desenvolvido o V Centenário de Jorge Ferreira de Vasconcelos, destacando-se o Atelier de Teatro Renascentista Português (2014) e o Colóquio Internacional, ambos apresentados na F. C. Gulbenkian, e a Exposição Jorge Ferreira de Vasconcelos – Um Homem do Renascimento na Biblioteca Nacional de Portugal, com curadoria de Silvina Pereira.

A herança teatral greco-latina e a dramaturgia clássica portuguesa

Em 2016, demos início a uma série de projectos. Destacamos os CLÁSSICOS EM CENA, um ciclo de leituras encenadas de textos teatrais quinhentistas portugueses, que desde então temos realizado anualmente. No Teatro Romano de Lisboa lançámos o projecto Lusitânia Teatral, visando revisitar o teatro greco-latino, com a apresentação de A Paz de Aristófanes a que se seguiu em 2017 O Misantropo de Menandro. No mesmo ano, principiámos um programa dedicado a obras da Cultura Europeia. Para além de outros espectáculos que fomos apresentando ao longo destes anos, sublinhamos em 2021 a realização do Festival de Teatro Clássico Português e a organização das Iªs Jornadas Internacionais de Teatro Clássico Português.

Missão

Trás a névoa vem o sol – Trás um tempo vem outro tempo

Jorge Ferreira de Vasconcelos

O TEATRO MAIZUM tem como missão promover a Cultura Portuguesa e o Teatro Clássico Português. O seu projecto artístico é singular e têm-se articulado em dois grandes eixos: a via da dramatização de textos literários, e a encenação do Teatro Quinhentista Português.

As actividades propostas, e que tem vindo a realizar ao longo do seu percurso, são distintivas e têm contribuído para a existência de uma perspectiva cultural que repense o repertório clássico português em várias vertentes, redescobrindo e projectando para o futuro a memória e a herança da diversidade teatral de língua portuguesa.

A constatação de que o Teatro Clássico Português continua a ser praticamente desconhecido, sobretudo ao nível da sua representação, levou-nos a conceber um programa interdisciplinar, cuja concretização se constitui como um desafio de serviço público, que assumimos, e que implica trilhar novos caminhos alicerçados no binómio investigação/acção,

por onde passam uma série de actividades e acções complementares de criação, formação e desenvolvimento de públicos.

O TEATRO MAIZUM tem vindo a garantir uma actividade ininterrupta e contínua desde a sua fundação e destaca-se pelo seu comprometimento na promoção da cultura portuguesa em múltiplos contextos, sejam profissionais, universitários ou escolares e com grupos etários diferenciados, bem como tem demonstrado a capacidade de angariar apoios junto de entidades públicas e privadas.

Através da concomitância entre uma prática cénica e uma reflexão teórica, pretende-se contribuir para o conhecimento e divulgação de um repertório de teatro clássico português, e ao reconhecimento por parte de académicos, intérpretes, comunidade artística, instituições públicas e privadas, e público em geral, de que há um património teatral único que nos identifica e que merece ser estudado, preservado e representado.

Este teatro, que salvaguarda a memória do corpo e do pensamento renascentista português, só pode ser devidamente conhecido e celebrado através da prática cénica, como tem vindo a ser comprovado pela investigação académica e criação artística, merecendo estar presente e ser apreciado nos palcos de hoje.

O teatro renascentista proposto, traz consigo temas e preocupações próprias que merecem ser conhecidas. Estas obras teatrais dão-nos a imagem poliédrica de uma época, em que a partir de Portugal se oferecia à Europa uma outra forma de ver o mundo, mais vasta e global, onde há descoberta, encontro, diálogo, ciência, auto-crítica, e onde é proposto uma visão humanista sobre o outro e sobre o lugar da mulher na sociedade.

Pretendemos igualmente que este património teatral seja devolvido ao imaginário cultural dos portugueses, aproximando não apenas os autores clássicos da nossa contemporaneidade, mas também incrementando o diálogo das novas gerações com a herança teatral portuguesa. Cada geração tem o direito de conhecer o seu património material, bem como o seu património intangível, tornando o seu próprio corpo e voz como lugar de encontro entre o passado e o presente, assim como de celebração da vida vivida, sonhada e projectada em língua portuguesa.

Paralelamente, este projecto contribui para o desenvolvimento de ferramentas práticas, teóricas e metodológicas dos Estudos Teatrais e da actividade artística, bem como para incrementar uma maior visibilidade ao teatro clássico português, veiculando uma mudança de olhar sobre esse corpus teatral, mediante a sua representação, criando condições para o seu resgate,

estudo e fixação e que seja posto em cena no século XXI. A prossecução deste projecto artístico, em particular, pode trazer uma contribuição importante a esse trabalho de divulgação já em curso, na medida em que procura alcançar o reconhecimento da dimensão ibérica, europeia e mundial para que aponta o teatro clássico escrito em português.

Este trabalho com os clássicos apoiado e estruturado em vários eixos, tem permitido um desenvolvimento e crescimento artístico de actores, cenógrafos, figurinistas e outros colaboradores, pouco familiarizados com estas obras, e que lhes foi proporcionado o acesso não só a textos esquecidos como a conhecerem um universo artístico e cultural da época, contribuindo para a consolidação de uma memória teatral que faz parte do nosso património.

Esta experiência artística, de trabalhar um texto clássico permite preservar o passado, compreender o presente e imaginar o futuro. É pois, uma concepção dinâmica, partindo do princípio que cada época tem a sua visão, interpelando o passando com os seus próprios critérios, numa alteridade que ajuda a entender a nossa identidade.

Assim sendo, propomo-nos atingir como meta principal, dar visibilidade e prestígio ao Teatro Clássico Português, afirmando-o crítica e artisticamente, de forma que ele seja conhecido e representado num contexto nacional, e futuramente ibérico e europeu, permitindo que se inscreva, deste modo, no tecido social e cultural, uma narrativa integradora das tentativas pontuais que vão sendo feitas ao longo do tempo, e que sustentem junto do público uma presença visível, permanente e continuada do teatro pensado, escrito e representado em língua portuguesa.

Historial

Data Espectáculo Autores Direcção
2020 A Música, as Palavras e o Tempo Beethoven Silvina Pereira
2020 Laboratório Teatro Clássico (Anónimos)
SP e Júlio Martín
2020 Clássicos em cena (5.ª Edição) Auto de Dom Luís e dos Turcos
Auto de Vicente Anes Joeira
Auto das Padeiras ou da Fome
Silvina Pereira
2019 Confissões de Santo Agostinho Santo Agostinho Júlio Martín
2019 Um Auto de Gil Vicente Almeida Garrett Silvina Pereira 
2019 Clássicos em cena (4.ª Edição) Jorge Ferreira de Vasconcelos
Comédia Eufrosina
Comédia Aulegrafia
Comédia Ulysippo
Silvina Pereira 
2018 Clássicos em Cena – 3.ª Edição António Prestes (Auto dos dois irmãos), João de Escovar (Auto de Florença) e anónimo (Auto de Dom Fernando) Silvina Pereira
2018 Auto da Ave Maria António Prestes Silvina Pereira
2018 Auto da Alma Gil Vicente Silvina Pereira
2018 Exposição Jorge Ferreira Vasconcelos na FLUL
2018 Metamorfoses de Ovídio Ovídio Silvina Pereira
2017 A Bilha Luigi Pirandello Silvina Pereira
2017 Lançamento do Livro Dramas Imperfeitos Silvina Pereira  Silvina Pereira
2017 Exposição Jorge Ferreira Vasconcelos na Sá da Costa
2017 Clássicos em cena – 2.ª Edição António Ribeiro Chiado (Auto da Natural Invenção), e anónimo (Auto dos Sátiros), Luís de Camões (Comédia D’El Rei Seleuco) Silvina Pereira
2017 O Misantropo Menandro Silvina Pereira
2016 Clássicos em Cena -1.ª Edição Sá de Miranda (Os Vilhalpandos), Jorge Ferreira de Vasconcelos (Comédia Ulysippo), António Ferreira (Comédia O Cioso) Silvina Pereira
2016 Lançamento Catálogo Jorge Ferreira Vasconcelos – BNP 18 de Janeiro
2016 A Paz Aristófanes Silvina Pereira
2015 Exposição Jorge Ferreira de Vasconcelos – Um Homem do Renascimento
2015 Colóquio Internacional Jorge Ferreira de Vasconcelos 18 de Maio
2015 Livros que falam J. V. Pina Martins Silvina Pereira
2014 Atelier de Teatro Renascentista Silvina Pereira
2013 Epopeia de Gilgamesh
Leitura encenada
Versão de Pedro Támen Silvina Pereira
2013 Nana (Canção de embalar) Itziar Pascual Silvina Pereira
2013 Sermões de Santo António
Leitura encenada
Santo António Silvina Pereira
2012 Auto do Forno da Brites Rosa Lobato Faria Silvina Pereira
2012 Histórias Minimas Javier Tomeo Silvina Pereira
2011 Natal em Messines Gil Vicente, Miguel Torga, Vasco Graça Moura Silvina Pereira
2011 O veneno do Teatro
Ay Carmela
Rodolf Sirera,
José Sanchis Sinisterra
Silvina Pereira
2010 Vozes Ibéricas
Leituras encenadas
Marquesa de Alorna, Natália Correia, Eça de Queiroz Silvina Pereira
2009 Comedia Aulegrafia
Grandes textos – TNDM II
Leitura encenada
Jorge Ferreira de Vasconcelos Silvina Pereira
2009 Teatro…  na bulhosa
Leituras encenadas
José Augusto França, Jaime Salazar Sampaio, Augusto Sobral, Norberto Ávila e Jaime Rocha Silvina Pereira
2008 Clássicos na bulhosa Sá de Miranda, Luís de Camões, António Ferreira e Jorge Ferreira de Vasconcelos Silvina Pereira
2008 Palavras na bulhosa
Leituras encenadas
Padre António Vieira, Teolinda Gersão Silvina Pereira
2007 Palavras na bulhosa
Leituras encenadas
Camilo Pessanha, Vasco Graça Moura, Nuno Júdice, José Augusto França, Luiz Francisco Rebello, Jorge Listopad, Fialho de Almeida, Fernando Dacosta, Paul Auster, Óscar Lopes, Almeida Faria Silvina Pereira
2006 Palavras na bulhosa
Leituras encenadas
Samuel Beckett, Teresa Rita Lopes, Mozart, David Mourão Ferreira, Vânia Cosmo, Júlio Moreira, Lídia Jorge, Sofia de Melo Breyner Silvina Pereira
2004 CD-Rom  – Camões- tanta guerra, tanto engano Luís de Camões Silvina Pereira
2003 Poesia no Chiado – Só puro amor
Ciclo de Tertulias
Bernardim Ribeiro, Luís de Camões, Bocage, Almeida Garrett, António Nobre, Fernando Pessoa, Natália Correia, António José Saraiva Silvina Pereira
2001 Estranho Fado José Régio Silvina Pereira
2001 Alegre Campanha Eça de Queirós Silvina Pereira
2001 Só Puro Amor Bernardim Ribeiro, Luís de Camões, Bocage, Almeida Garrett, António Nobre, Fernando Pessoa, Natália Correia, António José Saraiva Silvina Pereira
1999 Garrett – Uma cadeira em S. Bento Almeida Garrett Silvina Pereira
1997 Comédia Ulysippo Jorge Ferreira de Vasconcelos Silvina Pereira
1997 Sermões Padre António Vieira Silvina Pereira
1996 Camões -Tanta Guerra, Tanto Engano Luís de Camões Silvina Pereira
1995 Comédia Eufrósina Jorge Ferreira de Vasconcelos Silvina Pereira
1993 Sabina Freire Manuel Teixeira Gomes Silvina Pereira
1993 Portugaru San – O sr. Portugal em Tokushima Wenceslau de Moraes Silvina Pereira
2010 Vozes Ibéricas
Leituras encenadas
Marquesa de Alorna, Natália Correia, Eça de Queiroz Silvina Pereira
1991/2 Florbela Florbela Espanca Hélia Correia Silvina Pereira
1990 A Teia Graça Gonçalves Silvina Pereira
1990 O Rei e a Rosa Filipe Petronilho Silvina Pereira
1989 A Linguagem dos Animais António Botto Filipe Petronilho
1988 Um Demónio na Vitrine Fialho de Almeida Silvina Pereira
1988 Lisboa Monumental Fialho de Almeida Silvina Pereira
1987 Bela Calígula Augusto Sobral Rogério Vieira
1987 Um Jipe Em Segunda Mão Fernando Dacosta Adolfo Gutkin
1986 A Rua dos Fantasmas Javier Villafañe Enc. Colectiva
1985 Tutankamon e a sua Rainha Adolfo Gutkin Adolfo Gutkin
1984 O Paraíso Não Está à Vista R. W. Fassbinder Rogério de Carvalho
1983 Gilgamesh Pedro Támen Adolfo Gutkin
1982 Drakula Concerto Adolfo Gutkin Adolfo Gutkin
1981 Jornada Teatral H. Pinter A. Tcheckov J. Villafañe Adolfo Gutkin

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Equipa

Silvina Pereira

Silvina Pereira

Directora Artística do Teatro Maizum.
Actriz, dramaturgista e encenadora.
Investigadora Auxiliar da Universidade de Lisboa.
Membro do Centro de Estudos Clássicos da FLUL.

Directora artística do Teatro Maizum desde 1988, dirigiu e interpretou Lisboa Monumental e Um Demónio na Vitrine de Fialho de Almeida, Florbela de Florbela Espanca e Hélia Correia, e também como dramaturgista em Portugaru-San – O Sr. Portugal em Tokushima / Wenceslau de Moraes, Sabina Freire de Manuel Teixeira Gomes,Comédia Eufrosina e Comédia Ulysippo de Jorge Ferreira de Vasconcelos, Camões – Tanta Guerra, Tanto Engano / Luís de Camões,

Sermões / Padre António Vieira Garrett – Uma cadeira em S. Bento / Almeida Garrett, Só Puro Amor / Seis poetas e uma poetisa, Alegre Campanha / Eça de Queirós e Estranho Fado, /José Régio. A Paz de Aristófanes (2016) e O Misantropo de Menandro (2017) apresentados no Teatro Romano de Lisboa. Organização e Direcção dos CLÁSSICOS EM CENA desde 2016 até ao presente e do FESTIVAL DE TEATRO CLÁSSICO PORTUGUÊS em 2021.

Doutor em Artes Performativas pela Universidade de Lisboa.
Mestre em Arte e Educação pela Universidade Aberta.
Licenciado em Teatro e Educação pela Escola Superior de Teatro e Cinema, do IPLisboa.

Actividade profissional:

Professor Auxiliar convidado da Universidade Aberta.
Director Artístico do TUT – Teatro Académico da ULisboa (antigo Teatro da Universidade Técnica), desde 2009.

Projectos profissionais anteriores:

Coordenador Pedagógico e Professor da Licenciatura em Artes Performativas da ESTAL – Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa.

Júlio Martín

Júlio Martín

Júlio Martín

Júlio Martín

Doutor em Artes Performativas pela Universidade de Lisboa.
Mestre em Arte e Educação pela Universidade Aberta.
Licenciado em Teatro e Educação pela Escola Superior de Teatro e Cinema, do IPLisboa.

Actividade profissional:

Professor Auxiliar convidado da Universidade Aberta.
Director Artístico do TUT – Teatro Académico da ULisboa (antigo Teatro da Universidade Técnica), desde 2009.

Projectos profissionais anteriores:

Coordenador Pedagógico e Professor da Licenciatura em Artes Performativas da ESTAL – Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa.

Isabel Fernandes

Isabel Fernandes

Actriz

Percurso académico:

Curso de Iniciação Teatral com Adolfo Gutkin. Em 1985 frequenta o Curso de Formação de Actores do IFICT. De 85 a 87 frequenta o Curso de Formação de Actores do Conservatório Nacional.

Actividade profissional:

“O Despertar da Primavera” de Frank Wedekind , encenada por Ricardo Pais, “Eclipse de Sol” dirigido por Adolfo Gutkin, o espectáculo “Sangue no pescoço da gata” de Fassbinder, encenado por António Pires (Ópera Segundo S. Mateus). 

Actor, cantor, Director de Cena e produtor executivo.
Licenciando em Ciências da Linguagem na FCSH da Universidade Nova de Lisboa.

Actividade profissional:

Inicia a sua actividade artística em 1993 no TNDMII. Formação em canto pela Escola de Música do Conservatório Nacional, professor José Manuel de Araújo. Formação complementar Método Lee Strasberg com Marcia Haupfrecht e Teatro Físico e Gestual com Carlos Agudelo Plata da Casa del Silencio. 

Projectos profissionais anteriores:

Trabalhou como actor e cantor com encenadores como Carlos Avilez, Ruy de Matos, João Mota, Jorge Lavelli, Richard Cotrell e Fernando Gomes. Foi Director de Cena do Teatro Camões e produtor executivo do Teatro Infantil de Lisboa.

Miguel Vasques

Miguel Vasques

Miguel Vasques

Miguel Vasques

Actor, cantor, Director de Cena e produtor executivo.
Licenciando em Ciências da Linguagem na FCSH da Universidade Nova de Lisboa.

Actividade profissional:

Inicia a sua actividade artística em 1993 no TNDMII. Formação em canto pela Escola de Música do Conservatório Nacional, professor José Manuel de Araújo. Formação complementar Método Lee Strasberg com Marcia Haupfrecht e Teatro Físico e Gestual com Carlos Agudelo Plata da Casa del Silencio.

Projectos profissionais anteriores:

Trabalhou como actor e cantor com encenadores como Carlos Avilez, Ruy de Matos, João Mota, Jorge Lavelli, Richard Cotrell e Fernando Gomes. Foi Director de Cena do Teatro Camões e produtor executivo do Teatro Infantil de Lisboa.

Íris Martín Pereira

Íris Martín Pereira

Bailarina, actriz, designer e ilustradora.

Percurso académico:

Frequência da Licenciatura em Desenho, 1º e 2º ano – Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
Frequência da Licenciatura em Pintura, 1º ano – Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

Actividade Profissional:

Carnaval no Palácio – Concerto, Música e Dança Barroca, Coreografia de Vicente Trindade, apresentado no Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras.
Colaboração regular com a Academia de Dança Antiga de Lisboa, sob a Direcção do Mestre de Dança Vicente Trindade.

Actriz licenciada pela Escola Superior de Teatro e Cinema.

Percurso académico:

Mestrado, Teatro – Especialização em Teatro e Comunidade, 2014, Escola Superior de Teatro e Cinema, Inst. Polit. Lisboa.
Licenciatura, Teatro – Atores, 2007, Escola Superior de Teatro e Cinema, Inst. Polit. Lisboa.

Actividade Profissional:

Desde 2008, actriz e produtora de espectáculos itinerantes para a infância com a associação Cativar, no Centro Cultural Malaposta, no Auditório do Museu Nacional do Teatro, na Fábrica do Braço de Prata, entre outros espaços culturais e estabelecimentos de ensino: A Loja dos Sonhos, Patinho Feio, História da Carochinha, Reino de Pernas para o Ar, Os Pólos da nossa Terra, Sapato Especial, Se eu fosse um animal, Pinheirinho de Natal); Teatros de Fantoches e Horas do Conto.

Ana Sofia Santos

Ana Sofia Santos

Ana Sofia Santos

Ana Sofia Santos

Actriz licenciada pela Escola Superior de Teatro e Cinema.

Actividade profissional:

Mestrado, Teatro – Especialização em Teatro e Comunidade, 2014, Escola Superior de Teatro e Cinema, Inst. Polit. Lisboa.
Licenciatura, Teatro – Atores, 2007, Escola Superior de Teatro e Cinema, Inst. Polit. Lisboa.

Projectos profissionais anteriores:

Desde 2008, actriz e produtora de espectáculos itinerantes para a infância com a associação Cativar, no Centro Cultural Malaposta, no Auditório do Museu Nacional do Teatro, na Fábrica do Braço de Prata, entre outros espaços culturais e estabelecimentos de ensino: A Loja dos Sonhos, Patinho Feio, História da Carochinha, Reino de Pernas para o Ar, Os Pólos da nossa Terra, Sapato Especial, Se eu fosse um animal, Pinheirinho de Natal); Teatros de Fantoches e Horas do Conto.

Margarida Rosa Rodrigues

Margarida Rosa Rodrigues

Curso de Formação de Actores da Escola Superior de Teatro e Cinema. 

Actividade profissional:

Desde 1989 que desempenha a função de assistente de encenação quer no teatro, quer na ópera, tendo trabalhado com os encenadores João Perry, Dieter Käegi, Alita Baldi, Paulo Ferreira de Castro, John Cox e outros.
Tem colaborado com Silvina Pereira e o Teatro Maizum, desde 1991, quer como actriz, quer como assistente de encenação. 

Projectos profissionais anteriores:

Iniciou a actividade profissional em 1978 e trabalhou com Jorge Silva Melo, João Lourenço, Luís Miguel Cintra, Alberto Lopes, Mário Feliciano, João Canijo, Izaías Almada, entre outros, interpretando autores como Brecht, Büchner, Strindberg, Beth Henley ou Lucien Lambert. Além de teatro, fez cinema, nacional e estrangeiro, televisão e dobragens.

Colaboradores

Adolfo Gutkin; Rogério de Carvalho; Rogério Vieira; Silvina Pereira; Filipe Petronilho.

José Nuno da Câmara Pereira; José Manuel Castanheira; Ana Vieira; Guida e Pedro Saraiva; Augusto Sobral; Henrique Nunes; Frederica Nascimento Ferreira; Isabel Fernandes e Henrique Nunes; Alfredo de Brito; João Brites; Luís Mouro; Marco Ferraris; Maria João Silveira Ramos; José António Cardoso, Lourenço Vicente e Francisco Teixeira Bastos; Margarida Miguel e Fernanda Ribeiro.

Ana Vieira; Joana Rosa; Henrique Nunes Jasmim; Ana Andrade; Mariana Sá Nogueira; Silvina Pereira; António Filipe; Carmo Moura Nunes; José António Tenente; Silvia Perloiro; Maria João Silveira Ramos; Stefanie Florke; Fernanda Ribeiro; Isabel Tigranes; Filipe Faísca.

Carlos Frederico; Rui Luís Pereira; Pedro Caldeira Cabral; Paulo Maria Rodrigues; Fernando Guiomar; António Marques; Alexandre Cortez; Luís San Payo; João Lucas (piano); Mariana Catalão.

Adolfo Gutkin; Augusto Sobral; Filipe Petronilho; Manuel João Gomes; Pedro Támen; Rogério de Carvalho; Rosário Laureano Santos; Silvina Pereira.

Acácio Martins; Afonso Melo; Alexandra Sargento; Alexandre Ferreira; Alfredo Brito; Álvaro Faria; Amândio Pinheiro; Amílcar Azenha; Ângela Pinto; António Marques; Augusto Portela; Ávila Costa; Bibi Prestrelo; Bruno Cochat; Bruno Simões; Carlos Frederico; Carlos Gomes; Carlos Paula; Carlos Paula Vasconcelos; Carmen Santos De Lara; Eduardo Frazão; Elisa Ferreira; Esmeralda Veloso; Estrela Novais; Eva Cabral; Fernando Candeias; Fernando Ferreira; Fernando Guiomar, Fernando Nascimento; Filipe Petronilho; Helder Gambôa; Helena Lucas; Helena Serrão; Hugo Sovelas; Isabel Abreu; Isabel Bezelga; Isabel Fernandes; Isabel Gaivão; João Didelet; João Lagarto; João Maria Pinto; João Reis; Joaquim Nicolau; José F. Martins; José Gil, José Lopes; Júlio Martín; Luís Gamito; Madalena Cambezes; Manuel Cintra; Margarida Rosa Rodrigues; Maria Ana Filipe; Marina Albuquerque; Mário Redondo; Miguel Damião; Nuno Meireles; Paula Freitas; Paulo Matos; Pedro Freitas Branco; Rogério Jacques; Rui Pedro Cardoso; Rui Pisco; Rui Sérgio; Samuel Lara; Silvina Pereira; Vitor Nobre.

Eugénia Calado; Clemente Cuba; Paulo Graça; Daniel Worm; Adolfo Gutkin; José Manuel Castanheira; Rogério de Carvalho; Francisco d’Orey; José Gil; Júlio Pego; Marinel Matos.

José Gomes Amorim; Luísa Ferreira; Luís Carvalho; Luís Cândido Oliveira; Luís Correia; Luís Pavão; Pedro Soares.

Fernando Costa; Filomena Soares; José Espadinha; João Soares Santos; José António Flores; Luís Correia; Margarida Dias Coelho; Mário Caeiro; Pedro Cavalheiro; Rui Cecílio Vasco.

Adolfo Gutkin; Rogério de Carvalho; Rogério Vieira; Silvina Pereira; Filipe Petronilho.
José Nuno da Câmara Pereira; José Manuel Castanheira; Ana Vieira; Guida e Pedro Saraiva; Augusto Sobral; Henrique Nunes; Frederica Nascimento Ferreira; Isabel Fernandes e Henrique Nunes; Alfredo de Brito; João Brites; Luís Mouro; Marco Ferraris; Maria João Silveira Ramos; José António Cardoso, Lourenço Vicente e Francisco Teixeira Bastos; Margarida Miguel e Fernanda Ribeiro.

Ana Vieira; Joana Rosa; Henrique Nunes Jasmim; Ana Andrade; Mariana Sá Nogueira; Silvina Pereira; António Filipe; Carmo Moura Nunes; José António Tenente; Silvia Perloiro; Maria João Silveira Ramos; Stefanie Florke; Fernanda Ribeiro; Isabel Tigranes; Filipe Faísca.

Carlos Frederico; Rui Luís Pereira; Pedro Caldeira Cabral; Paulo Maria Rodrigues; Fernando Guiomar; António Marques; Alexandre Cortez; Luís San Payo; João Lucas (piano); Mariana Catalão.

Adolfo Gutkin; Augusto Sobral; Filipe Petronilho; Manuel João Gomes; Pedro Támen; Rogério de Carvalho; Rosário Laureano Santos; Silvina Pereira.

Acácio Martins; Afonso Melo; Alexandra Sargento; Alexandre Ferreira; Alfredo Brito; Álvaro Faria; Amândio Pinheiro; Amílcar Azenha; Ângela Pinto; António Marques; Augusto Portela; Ávila Costa; Bibi Prestrelo; Bruno Cochat; Bruno Simões; Carlos Frederico; Carlos Gomes; Carlos Paula; Carlos Paula Vasconcelos; Carmen Santos De Lara; Eduardo Frazão; Elisa Ferreira; Esmeralda Veloso; Estrela Novais; Eva Cabral; Fernando Candeias; Fernando Ferreira; Fernando Guiomar, Fernando Nascimento; Filipe Petronilho; Helder Gambôa; Helena Lucas; Helena Serrão; Hugo Sovelas; Isabel Abreu; Isabel Bezelga; Isabel Fernandes; Isabel Gaivão; João Didelet; João Lagarto; João Maria Pinto; João Reis; Joaquim Nicolau; José F. Martins; José Gil, José Lopes; Júlio Martín; Luís Gamito; Madalena Cambezes; Manuel Cintra; Margarida Rosa Rodrigues; Maria Ana Filipe; Marina Albuquerque; Mário Redondo; Miguel Damião; Nuno Meireles; Paula Freitas; Paulo Matos; Pedro Freitas Branco; Rogério Jacques; Rui Pedro Cardoso; Rui Pisco; Rui Sérgio; Samuel Lara; Silvina Pereira; Vitor Nobre.
Eugénia Calado; Clemente Cuba; Paulo Graça; Daniel Worm; Adolfo Gutkin; José Manuel Castanheira; Rogério de Carvalho; Francisco d’Orey; José Gil; Júlio Pego; Marinel Matos.
José Gomes Amorim; Luísa Ferreira; Luís Carvalho; Luís Cândido Oliveira; Luís Correia; Luís Pavão; Pedro Soares.
Fernando Costa; Filomena Soares; José Espadinha; João Soares Santos; José António Flores; Luís Correia; Margarida Dias Coelho; Mário Caeiro; Pedro Cavalheiro; Rui Cecílio Vasco.