Vejamos agora outro jargão de nível superior, talvez de maior interesse para si. O primeiro é SMTP, que se refere principalmente ao reencaminhamento de mensagens. Se enviar uma mensagem de correio eletrónico a alguém, está a utilizar este protocolo sem o seu conhecimento. A pessoa a quem envia uma mensagem de correio eletrónico escolhe então enviar-lhe uma mensagem de correio eletrónico utilizando POP3 ou IMAP. O que é? O POP3 (Post Office Protocol) é utilizado para descarregar mensagens de um servidor. Cabe ao utilizador decidir se pretende descarregar a mensagem completa ou apenas os cabeçalhos, por exemplo. A manipulação das mensagens é feita diretamente no computador; o IMAP (Internet Message Access Protocol), ao contrário do primeiro, está adaptado para que as mensagens sejam executadas diretamente no servidor. Assim,
o utilizador deve estar ligado a uma rede. Ambos os métodos têm os seus prós e contras, tal como tudo o resto, mas não os vamos discutir aqui; vamos analisar outros atalhos como o HTTP. Este já pertence à Internet e aos browsers; o HTTP deriva do protocolo inglês Hypertext Markup Language, que é uma linguagem de marcação e, de facto, a base de todo o sítio Web que é a base de todo o sítio Web. Isto não é fácil e nem toda a gente o consegue aprender. Seguem-se as técnicas CSS e outras tecnologias. Todas estas são coisas que têm de estar absolutamente ao alcance de qualquer pessoa que esteja a construir um sítio Web e que não pode passar sem elas.
CSS Cascading Style Sheets, que é a linguagem utilizada para formatar páginas Web. Define muitas coisas e seria demasiado longo enumerá-las. Outra das muitas siglas é BIOS, que é o elemento mais importante de um computador, sem o qual este não pode funcionar. A própria sigla significa Basic Input Output System e refere-se ao facto de tudo ser apenas 1 ou 0. Quer estejamos a ver um filme, a jogar um jogo ou a escrever uma carta, tudo não passa de 1s e 0s. O computador não pode fazer mais nada; é tudo 1s e 0s, mais nada. E a própria bio armazena toda a informação para o sistema ler quando arranca.