Auto do Forno de Brites
Rosa Lobato de Faria
Curioso este apetite pelo género antigo peninsular no dealbar do século XXI. A revisitação serve o enredo da fábula, protagonizada por uma amazona lusitana que a História haveria de designar como Padeira de Aljubarrota. E se Aljubarrota é o campo de batalha da vitória de D. Nuno face ao inimigo castelhano, o Forno da Brites exprime a resposta individual num cenário de guerra que tudo permite e justifica.
Ficha artística

Direcção:

Silvina Pereira

Interpretação:

Elisiária Ferreira | Esmeralda Veloso | Augusto Portela | Acácio Martins | João Pires
Sinopse
Contudo, aqui nesta fábula de Rosa Lobato de Faria, a autora optou pelo pícaro da situação, e a Brites é, antes de mais, ressalvando o episódio fundador da lenda, um forno doméstico, centro de vida comunitária, fervilhando de desejo e de acção, sexualmente falando, é claro. Para o forno da padeira convergem as personagens tipo arrancadas à literatura e à vida. Curioso não deixa de ser o facto de se tratar de uma picardia no feminino, não muito usual, embora não possamos deixar de lembrar a saudosa Natália Correia. Mas, isso é matéria e reflexão para a crítica literária...
Sobre o espectáculo
– Cartaz
– Programa
– Imprensa
Sinopse
Contudo, aqui nesta fábula de Rosa Lobato de Faria, a autora optou pelo pícaro da situação, e a Brites é, antes de mais, ressalvando o episódio fundador da lenda, um forno doméstico, centro de vida comunitária, fervilhando de desejo e de acção, sexualmente falando, é claro. Para o forno da padeira convergem as personagens tipo arrancadas à literatura e à vida. Curioso não deixa de ser o facto de se tratar de uma picardia no feminino, não muito usual, embora não possamos deixar de lembrar a saudosa Natália Correia. Mas, isso é matéria e reflexão para a crítica literária...
Sobre o expectáculo
– Cartaz
– Programa
– Imprensa
Ficha artística

Direcção:

Silvina Pereira

Interpretação:

Elisiária Ferreira | Esmeralda Veloso | Augusto Portela | Acácio Martins | João Pires

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